Você sabia que existe uma diferença entre as datas que marcam o início de cada período para cada signo?
A entrada do Sol em cada constelação, em cada ano, define essas datas de início.
O Sol determina o signo sob o qual nascemos e, consequentemente, herdamos todas as características peculiares daquele signo de origem. É por isso que o Mapa Astral pode definir com tanta precisão nossas características, baseando-se no dia, horário e local exatos de nosso nascimento para determinar a posição exata do Sol nesse momento.
O dia, horário e local exatos de nosso nascimento determinam, de maneira bastante assertiva, as características específicas de nossa personalidade, criando um mapa astral personalizado para cada indivíduo no Universo. Para entender melhor o Mapa Astral, é essencial, antes de tudo, compreender mais sobre o Zodíaco, os signos e os decanatos.
Tudo começa com o movimento anual do Sol.
Sim, o Sol se movimenta entre as constelações – Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes – a um ritmo de, aproximadamente, 1° por dia formando, ao final de um ano, a figura geométrica circular conhecida como eclítica. O estudo da movimentação do Sol por cada constelação e a influência desse movimento sobre os aspectos pessoais, profissionais, emocionais e comportamentais das pessoas se intensificara quando a Astronomia se distancia da Astrologia, ao longo do século XVII, conhecido nos livros de história como “A Idade da Razão”.
Ainda é muito comum encontrarmos pessoas que pensam que nasceram em uma data que representa um signo, mas na verdade nasceram em outro signo – porque o Sol naquele ano entrou um dia mais cedo ou mais tarde.
Só o Mapa Astral pode dizer, com precisão, em qual constelação (signo) o Sol estava no exato momento do nascimento. Isso acontece porque a entrada do Sol em cada constelação pode variar, de ano pra ano, conforme a translação da Terra – movimento da Terra girando em torno em volta do Sol.
Assim, podemos ter um indivíduo que nasceu em 22/12/90 às 10h25 sendo Capricorniana, enquanto outra que nasceu em 22/12/96 às 16h30 é considerada Aquariana.
Não é difícil encontrar pessoas que confundem qual é o signo de cada mês e o que cada divisão do ano representa para os nativos de cada signo.
E como acontece essa divisão?
Os signos são representados pelo Zodíaco – círculo que mede 360° – contendo 12 signos, cada um representando 30° desse círculo. Cada signo, que possui 30°, é dividido em 3 outras partes de 10° cada, chamadas de decanatos.
Cada uma das 12 partes do círculo do Zodíaco, os signos, têm duração média de mais ou menos 30 dias, fazendo com que cada decanato possua, em média, 10 dias cada. O círculo do Zodíaco ainda é dividido em quatro partes, representando os elementos da Natureza – Água, Fogo, Terra e Ar. Muita matemática na astrologia, não é mesmo?
Fontes de pesquisa:
Movimento Anual do Sol, disponível em https://www.if.ufrgs.br/oei/santiago/fis2005/textos/SC0.htm
Metrópoles, disponível em https://www.metropoles.com/vida-e-estilo/comportamento/decanatos-dos-signos-entenda-o-que-sao-e-como-eles-influenciam-o-zodiaco